top of page

FAMILY OFFICE

Quando o patrimônio familiar disponível é muito alto, gerenciá-lo por conta própria pode incorrer em diversos riscos tanto ao patrimônio quanto para a harmonia e união familiar. Esses riscos podem ser mitigados pelos Family Offices que têm em seu quadro de colaboradores um conjunto de profissionais capacitados em assuntos complementares que atuam para preservar e maximizar o patrimônio da família; eles atuam não só no âmbito patrimonial, mas, também, em outros pontos que serão expostos ao longo desse artigo.


ree

Os Family Offices são empresas privadas criadas para prestar serviços de gestão do patrimônio a famílias ricas e para prezar pela manutenção e funcionamento da estrutura familiar, assegurando o estilo de vida de seus membros de forma sustentável e atuando como um facilitador entre os âmbitos: família, propriedade e gestão.


Diferentemente dos serviços de private banking e das consultorias financeiras, cujo objetivo principal é a alocação dos recursos financeiros (Wealth Management), o Family Office presta um serviço mais completo as famílias envolvendo:


- Regularização das finanças da família;

- Monitoramento e preservação dos bens;

- Assessoria jurídica e fiscal;

- Governança familiar;

- Gerenciamento de riscos;

- Serviços de caridade;

- Conselhos e serviço financeiros e de controladoria;


O escritório pode também atuar intermediando compras e vendas de bens como iates, aeronaves, carros, cavalos, obras de arte, organização de viagens, serviços de concierge, gestão doméstica, organização de eventos privados, dentre outras funções.


Existem dois tipos comuns de Family Office:


- Single-family office que é formado para servir aos interesses de uma única família. Tem a vantagem de contar com um serviço exclusivo e personalizado à aquela família especifica. Já a desvantagem é o custo de operação, que é elevado, uma vez que os profissionais serão custeados por uma única família.

- Multi-family office que é formado para servir aos interesses de mais de uma família simultaneamente. A vantagem desse modelo é o custo reduzido, visto que o serviço oferecido é padrão para todas as famílias. Enquanto a desvantagem é a falta de exclusividade nos serviços prestados.


De modo geral, a remuneração pelo serviço prestado é negociada entre as partes, podendo ser uma taxa fixa ou variável. A taxa fixa por vez é atrelada a horas de trabalho destinados a aquela família, enquanto a variável está relacionada ao desempenho dos ativos administrados pelo Office. Uma última forma é um modelo hibrido, no qual é utilizado tanto a remuneração fixa quanto a variável.


Os Family Offices têm uma grande gama de possibilidades de alocação dos ativos da família, sendo algumas delas: fundos de private equity, empreendimentos rurais, fundos imobiliários, etc. Esses investimentos de renda variável e maiores riscos se tornaram mais atrativos com a queda da taxa de juros, o que reduziu significativamente os ganhos em renda fixa. No Brasil, investimentos em renda fixa geravam bons retornos a riscos baixos, já hoje as famílias têm que correr mais riscos para ter uma rentabilidade interessante.


Portanto, trata-se de uma assessoria completa, que cuida dos aspectos jurídicos, contábeis, fiscais e de investimentos das famílias que possuem um patrimônio alto e precisam de ajuda para usar o dinheiro da melhor maneira. O serviço transcende o financeiro, já que a missão do Family Office é zelar pela prosperidade e pela realização pessoal da família.

 
 
 

Comentários


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page