top of page

O QUE FAZ AS EMPRESAS FAMILIARES SOBREVIVEREM? DE JOHN A. DAVIS

Artigo publicado na Harvard Business Review, em fevereiro de 2020, do autor John A. Davis que discorre sobre o que faz as empresas familiares durarem ao longo do tempo. Davis expõe diversas características das empresas familiares que são de suma importância para o sucesso dessas organizações.

Essas características se refletem em mentalidades, sendo a primeira a Mentalidade de Operador, muito presente em empresas familiares, que consiste no conhecimento especializado sobre as operações da empresa passado de geração para geração, frequentemente explicitada por familiares na frase "Se você quer ser importante na empresa e na família, você tem que ser bom na operação". Essa mentalidade é de suma importância, mas não deve ser exclusiva. Ela pode levar a empresa a estagnação, ao prender a empresa ao seu mercado tradicional, que podem estar perdendo valor, e inibir a inovação de produtos, mercados e industrias.

Para Davis, as empresas que perseveraram ao longo das gerações deram a atenção a excelência operacional, mas, também, tiveram a habilidade de se adaptarem e inovarem, migrando para atividades que criam valor para a sociedade, clientes (relacionamentos) e financeiro. Essa última abordagem (excelência operacional + criar valor), recebe o nome de Mentalidade de Dono e deve estar presente não só nos proprietários, mas também nos gestores das empresas.

Segundo o autor, lideres com uma Mentalidade de Operador muito forte são propensos a demorarem para reconhecer uma aposta estratégia errada pois são tão apegados ao negócio, as tradições ou a pessoas específicas que não admitem que uma mudança é necessária. Isso deve te assustar caso esteja acontecendo em sua empresa, porque uma coisa que as empresas familiares devem ser boas nesses tempos disruptivos é abrir mão do que não está funcionando mais.


PARA VER O ARTIGO EM INGLÊS NA INTEGRA, ACESSE:



ree



Comentários


© 2023 por Consultoria estratégica. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page